Gramado é uma cidade do Rio Grande do Sul de colonização alemã e italiana que unifica o melhor das duas culturas em atrações turísticas para casais e famílias a apenas 115 km da capital Porto Alegre. Localizada na Serra Gaúcha, a uma altitude de 830 metros, a cidade compõe juntamente com Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula a chamada Região das Hortênsias. Devido a um solo rico em alumínio, essa variedade de flor é especialmente bonita na região, que se destaca pela hospitalidade e também por atrações turísticas populares. Quem vem de fora do Estado pode chegar a cidade de Gramado de ônibus em uma conexão direta desde o Aeroporto de Porto Alegre.
O frio intenso e a possibilidade de neve no inferno atrai turistas de todo o Brasil para a cidade de Gramado. Por isso a cidade desenvolveu um forte comércio na área de sapatos, roupa de couro e malharias, enquanto os tradicionais móveis de Gramado descendem de uma cultura de produtos duráveis e de excelente qualidade feitos em fábricas familiares de raízes coloniais. As fartas mesas com cozinha especializada também são heranças dos povos colonizadores que tinham o costume de bem receber seus visitantes. Dessa tradição surgem os maravilhosos Chocolates de Gramados e os recheados cafés coloniais. Por fim, mas não menos importante, o artesanato da cidade de Gramado preserva as raízes da população local ao longo dos anos, contribuindo com sua cultura para todo o mundo.
Em meio às densas matas da Serra Gaúcha, quem vai a cidade de Gramado também tem a possibilidade de vivenciar aventuras reais com o ecoturismo. As florestas nativas de Araucárias, riachos cristalinos, cachoeiras, e até vales e canyons como o do Itaimbezinho, fascinam quem aprecia os encantos da natureza na sua forma bruta.
Para aproveitar tudo isso você encontra na cidade de Gramado os mais variados tipos de hospedagens, desde pousadas intimistas até resorts de montanha.