maio 20, 2014 melhor gramado Atrações, Turismo 0
O filme “O Quatrilho”, baseado no livro homonimo de José Clemente Pozenato foi rodado na Serra Gaúcha em 1995. Baseado em fatos reais, o longa popularizou ainda mais a região, gerando uma demanda por passeios nos locais da filmagem. O roteiro de agroturismo “O Quatrilho” foi criado para apresentar o lado rústico da colonização ao longo de Campestre do Tigre e Tapera, interior do município.
A casa da família Lazaretti na Linha Tapera é o primeiro local a ser visitado. Entre histórias do fim do século retrasado, os turistas visitam as parreiras da propriedade e aprendem sobre a produção artesanal do vinho. Ao todo são processadas 15 toneladas de uva por ano, além dos produtos coloniais vendidos no local.
Foi no Moinho da Tapera, local da segunda parada, que os casais do filme “O Quatrilho” viveram a história relatada no livro. Segundo o romance, dois casais resolvem morar na mesma casa para economizar e acabam trocando de parceiros. Os registros que confirmam a história estão na igreja onde se casaram, nas fotografias no interior do Moinho e no cemitério onde estão os túmulos dos descendentes.
Após experimentar a forte carga emocional dos protagonistas de “O Quatrilho”, o passeio dirige-se para o Morro da Polenta. No alto de 900 metros acima do nível do mar, os visitantes descansam com a vista de 360 graus cortada pela estrada que leva a Nova Petrópolis.
Depois de quase 4 horas de passeio, finalmente chega a hora do lanche. Na propriedade da Família Ramm, os visitantes são recebidos para o “Typiches Kaffee”, o típico café colonial alemão com música ao vivo.
As saídas do passeio “O Quatrilho” ocorrem às terças e sábados em frente a Casa do Colono na Praça das Comunicações na Av. Borges de Medeiros s/nº ao lada da Rodoviária.
Reservas devem ser feitas com antecedência.
Destino: Campestre do Tigre e Tapera
Fone: (54) 3295.9100
E-mail: contato@agenciaterraturismo.com.br
set 04, 2018 0
jul 29, 2016 0
abr 29, 2016 0
jun 10, 2015 0